MDM - Mobile Device Management
Através de uma solução de MDM, por exemplo, o seu negócio pode ter controle total sobre a forma como os dispositivos móveis são utilizados na mobilidade corporativa. Dessa forma, é possível garantir a produtividade e evitar perda de tempo e custos excessivos.
Isso ocorre de forma simples: um aplicativo – chamado de agente – é instalado nos aparelhos. Com ele instalado, basta que os gestores dos smartphones/tablets (por exemplo, alguém responsável do setor de TI) acessem a plataforma online da solução.
Unindo tecnologia intuitiva e recursos inovadores, o serviço de MDM possui o objetivo de ajudar empresas a terem mais sucesso com a mobilidade corporativa. As principais funcionalidades da ferramenta proporcionam a automatização de tarefas, a visualização de relatórios e a definição de configurações, tudo de maneira remota e massiva.
Um exemplo, é como a solução de MDM pode ajudar a sua empresa a utilizar o pacote de dados de Internet móvel de forma mais estratégica, e assim reduzir os custos com esse recurso.
Isso ocorre através justamente das funcionalidades contidas na solução de MDM.
Veja os principais recursos que ajudam sua companhia a otimizar o uso da Internet móvel!
Evitar a instalação e programar a atualização de apps
Um dos aspectos que mais acabam consumindo os dados móveis de um aparelho corporativo é a instalação de aplicativos. Junto a isso está a atualização desses softwares, que, dependendo do app, pode ocorrer com bastante frequência.
O primeiro problema surge quando os smartphones ou tablets não têm nenhuma restrição com relação à instalação de apps. Dessa forma, teoricamente é possível instalar diversos aplicativos, até mesmo não corporativos, e, assim, consumir uma grande quantidade do plano de dados. E quanto mais apps, mais atualizações, e ainda maior o consumo da rede móvel.
Para evitar que isso ocorra, o gerenciador de dispositivos móveis, permite que apenas os gestores dos aparelhos instalem e atualizem aplicativos. Além disso, também é possível configurar os equipamentos para que seus apps sejam atualizados somente quando estes estiverem conectados à uma rede Wi-Fi e em dias e horários específicos.
Dessa forma, o gerenciador de dispositivos móveis, faz com que uma grande parcela dos dados móveis seja economizada com configurações simples e que podem ser aplicadas a diversos aparelhos simultaneamente sem que eles precisem estar nas mãos do departamento de TI. Tudo é feito de maneira remota.
Personalizar o launcher
O launcher é a tela inicial de um dispositivo. É ela que controla os apps que são exibidos, quais podem ser utilizados e que menus e configurações ficam disponíveis para os usuários dos aparelhos. Dessa forma, sua empresa pode definir quais aplicativos podem ser usados
assim, é possível evitar que jogos, redes sociais, mensageiros e outros softwares não corporativos consumam a Internet móvel dos smartphones e tablets. Esse recurso, além disso, não se limita a reduzir os gastos com a rede dos dispositivos. O launcher personalizável aumenta a produtividade e reduz o uso indevido dos equipamentos.
Configurar uma whitelist de sites que podem ser acessados
Juntamente com o uso de aplicativos, o acesso a páginas da web é um dos grandes consumidores do pacote de dados móveis de uma empresa. Embora navegar na web seja um requisito fundamental para diversas atividades, é possível que essa tecnologia saia de controle e sites diversos, por vezes sem ligação com o trabalho, sejam visualizados.
Para evitar que isso ocorra e, assim, economizar os dados móveis corporativos, a ferramenta de gerenciamento de dispositivos móveis, oferece o recurso de whitelist. Isso significa que é possível definir quais sites podem ser acessados nos aparelhos.
Acompanhamento em tempo real do consumo de dados
Todas essas ferramentas possibilitam que sua empresa crie configurações e automações que evitam o consumo exagerado de dados e, além disso, auxiliam os colaboradores a terem ainda mais produtividade e agilidade na execução das tarefas. Mas como saber se isso está ocorrendo, de fato, na prática?
O gerenciador de dispositivos móveis, conta com uma plataforma online na qual é possível visualizar uma série de informações sobre a performance dos aparelhos. Espaço de armazenamento disponível, apps instalados, consumo da bateria, posição geográfica, entre outros.
No caso da rede móvel corporativa em específico, você consegue segmentar um período de datas e ter a média de consumo nesse espaço de tempo. Essa média pode ser filtrada, ainda, por grupos de aparelhos (por exemplo, todos os dispositivos de uma equipe específica, como a de vendas) e por aplicativos. Além disso, é possível também visualizar consumo total de dados por dispositivo.
Agora você já sabe como o gerenciador de dispositivos móveis corporativos ajuda a sua empresa a economizar no consumo de pacote de dados. Dessa forma, você tem mais eficiência, toma decisões mais estratégicas e consegue otimizar o orçamento da sua companhia.
Quer saber mais?